domingo, 8 de junho de 2014

O palhaço Roi Roi vai aonde seu povo está: internado no Hospital Escola da UFPel (Foto: Moizés Vasconcellos - DP)

Quando o palhaço Roi Roi e a dona Baratinha chegam na porta do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/HE), a dor e a tristeza pulam correndo pela janela dando lugar à alegria, responsável por colocar cores mais vivas nas faces de quem passa os dias no local. Esse é o caso de dezenas de crianças e adultos internados no hospital que desde a semana passada vem recebendo a visita de integrantes do projeto Vida Ativa, promovido pela prefeitura de Pelotas, através da Secretaria de Educação e Desporto (Smed).
Conforme o coordenador geral do projeto e gerente de Desporto e Lazer da Smed, Antonio Freitas, a parceria com o Hospital Escola/UFPel vem para levar alívio aos internos e seus familiares, proporcionando momentos de alegria para quem está lidando com a dor. A médica pediatra Maria Coralia Pauletto, trabalha há mais de 20 anos no hospital. Segundo ela, vários estudos comprovam os benefícios desse tipo de atividade para os pacientes. “Tudo que faz o doente tirar o foco da dor é benéfico e o sorriso é uma ferramenta para isso.” Que o diga a dona de casa Miriam Cristina Macedo, 38, mãe de Arthur, de um ano e seis meses, internado há dez dias no HE.
Com a voz embargada de quem acompanha o sofrimento do filho sem poder fazer quase nada, Miriam se mostra agradecida pela visita feita pelos recreacionistas. “A única coisa que tira ele da cama é a visita deles (equipe do Vida Ativa). O Arthur e as outras crianças adoram e nós, mães e pais, nos sentimos felizes por vê-los sorrir.” Para a alegria da criançada e o divertimento dos adultos, o palhaço Roi Roi e a dona Baratinha vão visitar o hospital todas as terças e quintas-feiras, das 15h às 16h30min.
VidaAtiva
Criado no ano passado, o Vida Ativa é um projeto de inclusão social que busca incentivar a prática de esportes e atividades de lazer nas comunidades mais carentes de Pelotas. Através de 28 núcleos espalhados pela
 cidade, os profissionais envolvidos na iniciativa atendem aproximadamente dois mil pelotenses com ações diversas. Os interessados em participar do projeto devem entrar em contato com a coordenação através do email vidaativapelotas@gmail.com ou pelo telefone 3222-1592.